Tempo seco favorece lavouras de cana, milho e algodão no Centro-Sul

26 de agosto de 2022

O tempo seco predomina na maior parte do Brasil, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai, onde chove de forma irregular, e na faixa leste do Nordeste e extremo norte da região Norte. A umidade do solo ainda está elevada nas regiões produtoras do estado gaúcho, além de Santa Catarina, Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul, o que tem sido importante para o desenvolvimento das culturas locais, como a colheita da cana-de-açúcar, a finalização da colheita do milho segunda safra e a maturação e colheita do algodão.

Na região Sudeste e Centro-Oeste, o tempo seco contribui para as atividades de campo no momento. Porém, com a falta de chuva, a umidade deve começar a cair mesmo nas áreas que receberam boas chuvas na última semana no Centro-Sul.

Mais um destaque é a previsão de frio para a próxima semana. “Está confirmado, mas não deve ser intenso como na última semana. Tem previsão de geada no Sul, mas em pontos isolados. No restante do centro-sul, apenas baixas temperaturas”, afirma Willians Bini, meteorologista do serviço Agroclima, da Climatempo.

Essa frente fria também traz chuvas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sem atingir o Paraná. A condição vai deixar o estado paranaense ainda mais seco, enquanto as geadas podem ocorrer na região da campanha e áreas serranas.

Foto: REUTERS/Marcelo Rodrigues Teixeira

 

Fonte: Globo Rural