Colheita de feijão da segunda safra atinge 16% da área no Rio Grande do Sul

26 de abril de 2024

As lavouras de feijão segunda safra cultivadas no Rio Grande do Sul encontram-se 13% em floração; 38% em enchimento de grãos; 33% em maturação; e 16% foram colhidos. Neste último período, as atividades de manejo foram dificultadas pela alta umidade devido às chuvas e à presença de orvalho, combinadas com temperaturas amenas predominantes ao longo do período. Consequentemente, segundo informações da Emater gaúcha, houve adiamento da colheita, que ocorreu somente entre os dias 19 e 21/04.

O período de elevada umidade relativa do ar também foi favorável para o surgimento de doenças fúngicas, como antracnose, que provoca lesões nas hastes e vagens. Se não controlada, essa enfermidade compromete a qualidade do produto e reduz a produtividade.

A área cultivada em segunda está estimada em 19.900 hectares, e a produtividade projetada é de 1.568 kg/ha. No entanto, os resultados iniciais da colheita indicam uma tendência de aumento de 8% em relação à produtividade inicial, mas essa proporção precisa ser confirmada à medida que a safra avançar.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado