Safras corta estimativa de produção de soja do Brasil para 148 milhões de toneladas

15 de março de 2024

A produção brasileira de soja em 2023/24 deverá totalizar 148,601 milhões de toneladas, com retração de 5,8% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 157,83 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada por Safras e Mercado.

Em 9 de fevereiro, data da estimativa anterior, a projeção era de 149,076 milhões de toneladas. A redução sobre a previsão anterior é de 0,32%.

Safras indica aumento de 1,6% na área, estimada em 45,41 milhões de hectares. Em 2022/23, o plantio ocupou 44,68 milhões de hectares. O levantamento aponta que a produtividade média deverá passar de 3.550 quilos por hectare para 3.289 quilos.

Foram feitos ajustes finos em produtividades médias esperadas para alguns estados, mas sem grandes alterações. “O avanço da colheita, que já supera metade da área, começa a revelar a realidade das lavouras nos principais estados do país. E, de uma forma geral, nota-se que as lavouras semeadas mais tardiamente foram beneficiadas por uma maior umidade que atingiu principalmente o Centro-Norte do país a partir de janeiro”, informa o analista de Safras, Luiz Fernando Gutierrez Roque. Segundo ele, esse comportamento levou a uma condição melhor para o desenvolvimento das plantas em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e estados das regiões Norte e Nordeste.

“Diante disso, o estado do Mato Grosso sofreu um ajuste positivo em sua produtividade média esperada, mesmo que de forma pontual. No lado negativo, destaca-se a redução do potencial produtivo no estado do Paraná devido ao clima irregular. Nos estados das regiões Norte e Nordeste, destaca-se a manutenção do potencial produtivo diante da melhora climática, e abre-se a possibilidade de surpresas positivas nas próximas atualizações”, conclui o analista.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado