PIB Agropecuário cresce 3,2% no 3º trimestre em relação a 2021

1 de dezembro de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária brasileira registrou retração de 0,9% no terceiro trimestre de 2022, em relação ao segundo, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (1/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o único setor da economia que teve desempenho negativo nesta comparação, de acordo com o relatório do PIB.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB Agropecuário registrou crescimento de 3,2%. De acordo com o IBGE, o resultado teve contribuição positiva da pecuária, além de produtos da agricultura com safra relevante no período, como milho, algodão, café e laranja. Estes segmentos compensaram o desempenho negativo de outros, como cana, mandioca e produção florestal.

Na comparação anual, a agropecuária acompanhou a tendência de expansão registrada nos demais segmentos analisados. E ficou apenas atrás dos serviços, com crescimento de 4,5% em relação ao intervalo de julho a setembro de 2021.

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro, o PIB da Agropecuária teve retração de 1,3% em relação ao período imediatamente anterior. Foi o único setor com queda no período, em que os serviços tiveram o melhor resultado, com crescimento de 4,4%.

Resultado geral

No geral, a economia brasileira cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Nesta comparação, o setor de serviços teve expansão de 1,1% e a indústria, de 0,8%. O consumo das famílias aumentou 1% e o do governo teve expansão de 1,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o nível de investimentos no país, cresceu 2,8%.

Em relação ao terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto cresceu 3,6%. Além da expansão dos serviços, que puxou o resultado positivo, a indústria cresceu 2,8%. Nesta comparação, o consumo das famílias aumentou 4,6% e o do governo teve expansão de 1%. A Formação Bruta de Capital Fixo registrou aumento de 5%.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro, o PIB cresceu 3% em comparação com o período imediatamente anterior, também puxado pelo setor de serviços. O desempenho negativo da agropecuária foi compensado também por uma expansão de 0,8% da indústria, de 3,7% no consumo das famílias e de 2,5% no consumo do governo. A Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 0,8%.

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Fonte: Globo Rural