Granizo causa mais estragos às plantações de café, em MG

14 de novembro de 2022

Uma nova chuva de granizo atingiu diversas fazendas de Minas Gerais no início desta semana e causou prejuízos às safra de café, milho e feijão. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em nota, informou que os maiores estragos foram nas lavouras de café arábica nas regiões Sul, Zona da Mata e Alto do Paranaíba.

Os técnicos da Emater estão em campo desde quarta-feira (09/11) fazendo um levantamento para calcular dimensão do prejuízo. Em alguns casos, produtores chegaram a ter 90% das suas áreas plantadas com café atingidas pelo granizo. Pela cultura estar em fase de brotação, uma ocorrência como essa pode comprometer o rendimento da planta na hora da colheita.

Vale destacar que Minas Gerais já sofreu, em 2021, com uma série de problemas climáticos, como seca e geadas, que geraram quebras na safra. Neste ano, a expectativa do mercado ainda é de que o Brasil colha uma grande safra, mesmo que algumas consultorias e instituições venham reduzindo as suas estimativas.

O Rabobank, por exemplo, passou a calcular a produção em 63,2 milhões de sacas na temporada que já está se desenvolvendo. O número que é quase 1 milhão de sacas abaixo da projeção anterior do banco. É importante ressaltar ainda que esta safra vai ser colhida no primeiro trimestre de 2023, ou seja, ainda tem bastante tempo pela frente, mas a produção precisa de um clima favorável nos próximos meses para que esse potencial se confirme.

Foto: Divulgação/Emater-MG

 

Fonte: Globo Rural