Governo aguarda testes e diz que tomará “ações cabíveis” sobre mal da vaca louca

22 de fevereiro de 2023

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou, nesta segunda-feira (20/2), que um caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como Mal da Vaca louca foi submetido à análise laboratorial. Em nota, a pasta acrescenta que as ações cabíveis serão tomadas a partir do resultado.

“Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, diz a nota.

A nota do Ministério da Agricultura não dá detalhes sobre o caso. De acordo com o divulgado pelo jornal Valor Econômico, a doença teria sido detectada em um animal de idade avançada criado a pasto. Segundo a reportagem, o possível caso teria sido identificado em um bovino de sete a oito anos de idade em um campo no estado do Pará.

Testes preliminares deram negativo para a raiva bovina e positivo para EBB. Agora amostras foram enviadas para o Canadá, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês), e podem sair a qualquer momento.

Ainda conforme o jornal, como a suspeita foi identificada em um animal de idade avançada, a hipótese mais considerada é a de um caso atípico, como os ocorridos em 2021, em Mato Grosso e em Minas Gerais. A reportagem destaca que esses casos são de menor risco de gerar barreiras comerciais de países importadores da carne bovina brasileira.

De qualquer forma, empresas estão atentas em relação à China, já que o protocolo bilateral prevê a suspensão de embarques em caso de problemas sanitários, informa o Valor. Em 2021, os chineses embarcaram por pouco mais de quatro meses o produto brasileiro, pressionando de forma significativa os preços da arroba do boi gordo e da carne bovina.

Entenda o Mal da Vaca Louca

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como Mal da Vaca Louca é uma doença neurodegenerativa provocada por uma proteína chamada príon. Em casos considerados atípicos, desenvolve-se espontaneamente e o risco de contaminação é mínimo.

Já nos casos clássicos, a doença é causada por ingestão de ração com ingredientes animais, o que é proibido para a criação de gado. O Brasil nunca registrou casos clássicos da doença em seu território.

Foto: Fernando Martinho

 

Fonte: Globo Rural