Colheita de soja inicia diante de preocupações com ferrugem asiática na região de Santa Maria (RS)

4 de março de 2024

A colheita da soja teve início na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações obtidas com o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues, em entrevista exclusiva à Agência Safras, 0,17% da área, de cerca de 1,063 milhão de hectares, foi colhida. A expectativa é de que a ceifa se estenda até maio, por conta do excesso de chuvas que atingiu a região durante a semeadura.

“As lavouras, de maneira geral, estão em excelentes condições, mas os produtores seguem em alerta com as doenças fúngicas. Os cuidados foram ampliados pela pressão da ferrugem asiática”, relata Rodrigues.

Das lavouras restantes, 8,97% da cultura está em desenvolvimento vegetativo, 27,66% em floração, 57,80% em enchimento de grão e 5,40% em maturação. Segundo o assistente técnico, a seca tem sido fundamental para os manejos de campo.

Além disso, há regiões onde as chuvas têm ficado aquém do necessário, especialmente durante os meses de janeiro e fevereiro. Aliado às altas temperaturas, o cenário tem prejudicado o potencial produtivo, gerando preocupação entre os agricultores locais.

A expectativa de produtividade é de 3.269 quilos por hectares e, até o momento, indica-se um ano de safra satisfatória. Já em relação aos preços, apresentam certa estabilidade, porém, com cotações baixas.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado