Anec reduz em quase 500 mil toneladas previsão de exportação de milho do Brasil em novembro.

30 de novembro de 2022

A exportação de milho do Brasil em novembro foi estimada nesta terça-feira (29/11) em 5,94 milhões de toneladas, quase 500 mil toneladas abaixo da projeção divulgada na semana passada, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Em relatório, a Anec não deu razões para a redução na expectativa, que é baseada na programação de navios e nos embarques. Os números chegam após o longamente aguardado início das exportações de milho brasileiro para a China.

Ainda assim, a exportação deverá crescer mais de 3 milhões de toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado, com o setor contando com maior oferta de uma safra recorde para atender os mercados externos, incluindo da Europa, onde a seca afetou a produção do cereal.

No acumulado do ano até novembro, espera-se que as exportações do Brasil somem 37,8 milhões de toneladas de milho, segundo os números divulgados.

Isso significa que o Brasil precisaria exportar pelo menos 3,2 milhões de toneladas em dezembro para que a previsão da Anec de 41 milhões de toneladas no ano de 2022 seja atingida.

Esse patamar ficaria perto do recorde de 2019.

A Anec também reduziu a previsão de exportação de soja do Brasil para 2,051 milhões de toneladas, assim com de farelo de soja, para 1,485 milhão de toneladas.

Foto: REUTERS/Daniel Acker

 

Fonte: Globo Rural