Vazio sanitário da soja começa em junho nos maiores produtores do país

7 de junho de 2023

De junho a julho, inicia o vazio sanitário da soja nos maiores estados produtores do país. Em 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu que o vazio sanitário, como medida para o controle da ferrugem-asiática, e o calendário de semeadura, como medida fitossanitária para racionalização do número de aplicações de fungicidas.

A pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja, explica que o vazio sanitário consiste em um período definido e contínuo em que não é permitido manter plantas vivas em uma determinada área. Essa fase deve durar pelo menos 90 dias, durante os quais a cultura e as plantas voluntárias não devem estar presentes no campo. O objetivo dessa medida é reduzir a população de fungos no ambiente durante a entressafra, atrasando assim a ocorrência da doença durante a safra.

A pesquisadora Claudia Godoy, também da Embrapa, destaca que as estratégias de manejo da ferrugem-asiática estão concentradas em práticas como o vazio sanitário, a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeadura no início da época recomendada como forma de evitar a doença, a adoção de cultivares resistentes, o respeito ao calendário de semeadura e o uso de fungicidas.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercados