São Paulo está perto de ser livre de febre aftosa sem vacinação

26 de outubro de 2023

O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura do Estados de São Paulo (SP), Edson Fernandes, reiterou, nesta quinta-feira, o compromisso da pasta com a consolidação do estado como livre da febre aftosa sem vacinação. No próximo dia 31, será realizado evento no interior de SP para marcar o status sanitário que passa a valer a partir de 2024.

A medida prevista no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) faz com que São Paulo se torne zona livre da doença sem vacinação, assim como já ocorrido com os Estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O status é reconhecido internacionalmente e permite a exportação a países que restringem seu consumo a produtos oriundos de regiões livres de aftosa sem vacinação.

Fernandes falou durante a cerimônia de abertura do 30º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em Atibaia (SP), entre os dias 25 e 27 de outubro.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado