Promoção do café especial brasileiro no Japão pode render quase US$ 7 milhões em negócios

13 de dezembro de 2021

Exportadores de café especial do Brasil têm a expectativa de gerar nos próximos 12 meses US$ 6,7 milhões em negócios com clientes no Japão. Este foi o resultado da participação em em um evento na capital japonesa, em novembro, em que US$ 590 mil foram concretizados, de acordo com o divulgado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), na sigla, em inglês. A SCAJ World Specialty Coffee Conferenc Conference é considerada uma das principais feiras do segmento no mercado asiático.

A presença no evento é parte da iniciativa setorial de promoção chamada de Brazil: The Coffee Nation (Brasil: a nação do café). O programa “Brasil: A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), visa promover a pluralidade da cafeicultura brasileira em outros países.

Nas SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2021, o país montou um estande de negócios e uma sessão de degustação de classificação de cafés, ou chamada de cupping. No evento foram disponibilizadas 31 amostras dos produtores associados com a BSCA para 50 empresas importantes do mercado japonês.

A presença dos exportadores brasileiros no evento de 2021 é simbólica, de acordo com a BSCA. Em 2019, antes da pandemia, o Brasil tinha chegado a apresentar no Japão a nova identidade visual dos seus cafés especiais demonstrando diversidade, uso de frutos exóticos, produções especializadas com micro e nanolotes de produção dos grãos de café e o cultivo em mais de 30 produtores com pontuações extremamente altas nas classificações.

“Neste ano, em um seminar room, fizemos considerações sobre a safra 2021, o que esperar para a colheita futura e os trabalhos da BSCA, que focam, entre outros pontos, na promoção da eficiência da cadeia produtiva nacional, com cafeicultores de todos os tamanhos, que são pessoas especiais, produzindo cafés especiais, os quais, com paixão e amor à terra, ao meio ambiente e ao social, escrevem sua história e a compartilham com todo o mundo através de seus produtos”, explica Vanusia Nogueira, diretora BSCA.

O projeto da BSCA vai continuar promovendo o café do Brasil até 2023, entre os países na lista de iniciativas da entidade estão: Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Espanha, Polônia, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Além da expansão de mercado, o projeto busca mostrar os processos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, que são feitos com responsabilidade socioambiental.

Foto: Reprodução BSCA

 

Fonte: Globo Rural