Produtividade eleva 2ª safra de milho do Brasil a 97 mi t, diz consultoria

10 de maio de 2023

A segunda safra de milho do Brasil deverá somar um recorde de 97,17 milhões de toneladas em 2022/23 aumento de quase 5 milhões de toneladas na comparação com a previsão de abril, apontou nesta quarta-feira (09/05) o mais recente levantamento da consultoria Pátria AgroNegócios, que vê maiores produtividades.

“O destaque fica para o reajuste de produtividade em relação ao nosso último levantamento”, disse o diretor da consultoria Matheus Pereira.

Agora, devido a boas condições climáticas, a expectativa é de crescimento de 8,6% na produtividade média ante a temporada passada, para 5.699 kg/hectare. Com o ajuste na segunda safra, a produção total de milho do Brasil foi estimada em 126,87 milhões de toneladas.

Colheita de milho de verão

Em sua reta final, a colheita do milho de verão atingiu índice médio de 84% no Brasil. Segundo a consultoria especializada Safras & Mercado, a região Sul é a que está com os trabalhos de campo mais avançados: 97,8% no Rio Grande do Sul, 96,9% no Paraná e 94,5% em Santa Catarina. Os dados foram divulgados no CBN Agro desta quarta-feira.

A média dos estados brasileiros, entretanto, está abaixo dos 88% de área colhida no mesmo período de 2022, além de ser inferior também à média dos últimos cinco anos para esse período, que é de 89,2%.

Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer

 

Fonte: Globo Rural