Preço da soja oscila com incertezas sobre ômicron e preço na bolsa, mas acumula alta nos primeiros dias do mês

6 de dezembro de 2021

O preço da soja teve dias de oscilação na última semana, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os pesquisadores explicam que o mercado internacional acompanha as notícias relacionadas ao avanço da variante ômicron do coronavírus e seus efeitos sobre os preços internacionais.

Em boletim, o Cepea destaca que a nova variante trouxe cautela aos operadores de mercado. Na bolsa de Chicago, o movimento foi influenciado também pelos preços do petróleo nos últimos dias. A alta mais expressiva nas cotações da bolsa americana foi registrada mais para o final da semana.

Neste cenário, o indicador do Cepea para a soja, com base no corredor de exportação de Paranaguá encerrou a sexta-feira (3/12) a R$ 170,56 a saca de 60 quilos. A alta acumulada nos primeiros dias do mês é de 2,28%, praticamente revertendo toda a queda registrada no mês anterior, que foi de 2,55%.

A referência medida pela instituição, com base nos negócios realizados no estado do Paraná, segue a mesta tendência, mas com menor intensidade. A alta nos primeiros dias de dezembro é de 1,72%, com a saca de 60 quilos sendo cotada a R$ 165,69 na sexta-feira (3/12).

Foto: Ernesto de Souza / Editora Globo

 

Fonte: Globo Rural