Plantio de soja avança no Brasil e alcança 80% da área

23 de novembro de 2022

Nesta época do ano, o mercado da soja só quer saber de uma coisa: como está caminhando a safra no Brasil, maior produtor do mundo. Segundo o levantamento da consultoria AgRural, divulgado na segunda-feira (21/11), o plantio está quase na reta final. Chegou a 80% da área estimada.

Esse indicador está bastante à frente do divulgado na semana passada, que era de 69%. Apesar disso, quando se compara o ritmo deste ano com o do ano passado, o de agora aparece um pouco atrás. Nesta mesma época, em 2021, o plantio estava em 86%.

Os estados com o plantio mais avançado estão no Centro-oeste, onde está o maior produtor nacional, o Mato Grosso. Por lá, a irregularidade das chuvas está preocupando um pouco os produtores, segundo a consultoria AgRural, mesmo com o clima melhorando recentemente. Onde deve haver maior movimento de máquinas em campo agora é em algumas regiões do Sul, Norte e Nordeste, que, tradicionalmente, plantam mais tarde por causa do calendário de chuvas.

A semeadura de milho, que ocorre também ao mesmo tempo que a da soja, avançou bem nos últimos dias e chegou a 82% da área na região Centro-sul, a mais importante em produção no país. Segundo a AgRural, no ano passado, esse indicador estava em 91%, um pouco mais à frente.

Também, em alguns estados do Brasil, a soja e o milho ganham um terreno na carona da colheita do trigo. No Rio Grande do Sul, o maior produtor brasileiro de trigo, os produtores já colheram metade da área, segundo Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O trabalho só não avançou mais na última semana porque ainda não havia lavoura pronta, no ponto ideal de colheita.

Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

 

Fonte: Globo Rural