Plano Safra: Ministro da Agricultura confirma recursos recordes para 2023/24, superando R$ 364,2 bilhões

27 de junho de 2023

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou hoje, durante o lançamento do Plano Safra 2023/24, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), que o volume de recursos voltados ao setor agropecuário na próxima safra será recorde, superando a marca de R$ 364,2 bilhões. “Esse será o maior plano safra da história do Brasil, quase 27% maior do que o montante disponibilizado no ano safra 2022/23”, disse.

Fávaro entende que o Brasil é um campeão não apenas no que tange a produção, mas também no que diz respeito a preservação ambiental. “Podemos e devemos produzir cada vez mais. Temos 60 milhões de hectares de pastagens degradadas, passíveis de recuperação. Podemos crescer e preservar, combatendo o desmatamento”, comenta.

O ministro ressaltou que o governo está retomando investimentos em uma área muito importante, que é a de armazenagem, com programas estabelecendo taxas de juros menores voltadas a estocagem da produção agrícola. “Por meio deste plano, o Brasil volta a apoiar o agronegócio”, afirma.

O presidente da República enfatizou que o governo vai trabalhar para melhorar o plano safra a cada ano. “O Brasil só vai dar certo se todos ganharem”, afirmou, condenando as práticas de desmatamento ocorridas no Brasil. “Não podemos ser predadores dos bens que se têm”, acrescentou.

O presidente disse que o governo irá trabalhar para criar uma linha de financiamento para a recuperação de florestas, o que permitiria reduzir o avanço dos desmatamentos ilegais pelo país.

O presidente ressaltou que o Brasil não precisa desmatar mais terras para obter avanços na criação de gado ou para plantar soja.

Sobre a questão dos fertilizantes, o presidente sinalizou ainda que o Brasil precisa ser autossuficiente na produção, sem depender de outros países, assim como no segmento de nitrogenados.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado