Manga é suculenta, versátil e saudável

1 de agosto de 2022

Originária da Ásia, a manga é uma fruta que se deu muito bem no Brasil. Ainda hoje, muitas cidades contam com pés de manga espalhados pela rua. E a população aproveita para se esbaldar na suculência e refrescância da fruta. E logo vem a temporada dela, que no Brasil vai de setembro a janeiro. Além de deliciosa, a manga é um alimento versátil: pode ser consumida pura, em suco, como acompanhamento de saladas e até em um refrescante e prático sorvete. E o melhor: traz benefícios para a saúde.

“Todos os alimentos amarelados e laranja têm como característica serem uma fonte maior de vitamina A e carotenoides. E assim é a manga”, explica a nutricionista Júlia Bergmann. “E ela também tem vitamina C, por isso colabora muito com nosso sistema imunológico, na prevenção de doenças”, completa. Conheça a seguir 5 benefícios da manga para a saúde e duas receitas práticas para fazer em casa.

Boa para a imunidade

A manga é uma excelente fonte de vitamina C, um dos principais micronutrientes que ajudam o corpo a produzir células do sistema imunológico. Uma porção de um copo de manga (165 gramas) provê, em média, 75% da quantidade diária de vitamina C que o corpo precisa.
Bom para os olhos, cérebro e pele.

Outro componente presente na manga é a vitamina A, que além de ajudar no sistema imunológico em conjunto com a vitamina C, colabora com a saúde dos olhos, do cérebro e da pele, aponta Júlia Bergmann. “Pessoas que sofrem com acne, dermatites, é muito interessante que busquem a vitamina A na alimentação”, exemplifica. Em relação à visão, a deficiência em vitamina A está relacionada à secura nos olhos e cegueira noturna, além de problemas na córnea.

Ajuda na saúde do coração

Moléculas presentes na manga são poderosas aliadas à saúde do coração. O magnésio e o potássio, por exemplo, ajudam a manter os vasos sanguíneos relaxados, diminuindo a pressão e melhorando o fluxo. Já a mangiferina, presente principalmente na casca e no caroço, além de ter ação anti-inflamatória e antioxidante, pode ajudar a diminuir níveis de colesterol e triglicerídeos.

Digestão

As principais responsáveis por tornar as mangas maduras muito mais doces do que as mangas verdes são as enzimas digestivas amilases. Elas são capazes de quebrar as moléculas de carboidratos complexas, como a glucose e a maltose, facilitando a digestão. Ao serem consumidas, elas agem também no nosso organismo. Além disso, a manga é rica em água e fibras, que ajudam a na hidratação e a combater a constipação.

Alimento versátil

Além dos benefícios para a saúde, a manga é um alimento muito versátil para ser incluído na dieta. Inclusive para quem está em restrição calórica. “A manga não tem um alto valor calórico, são 65 calorias em média a cada 100 gramas. Então vai muito da quantidade – nada em excesso é interessante. Mas ela pode ser consumida por quem quer emagrecer porque é fonte de fibra, o que ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições e colabora com a saciedade”, explica a nutricionista.

Por isso, ela pode ser consumida em várias formas: pura, em suco e como acompanhamento de saladas e refeições salgadas, como peixes. “Além disso, a gente pode comer com iogurte, acompanhada de sementes, castanhas e granola, o que fica muito nutritivo”, conta.

Foto: Pexels/Creative Commons

 

Fonte: Globo Rural