Locação de máquinas melhora desempenho no campo

28 de setembro de 2022

A indústria nacional de máquinas e equipamentos vem crescendo de forma consistente, ano após ano, desde 2018. Em 2021, apresentou alta de 21,6% na receita líquida, 25,3% nas vendas para o mercado doméstico e 34,2% nas exportações, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O crescimento se explica, em parte, pelo aumento da produção de máquinas e implementos agrícolas, que acompanha o fortalecimento do setor – que, no ano passado, respondeu por 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o maior percentual desde 2004.

Máquinas modernas, atualizadas com o melhor da tecnologia e com a manutenção em dia são, de fato, essenciais para o sucesso das atividades do agronegócio. Mas isso não significa que os produtores precisem comprar os equipamentos. A locação, uma prática muito comum nos Estados Unidos, por exemplo, representa redução de custos e otimização de processos.

“Investindo na compra de máquinas e equipamentos, o produtor imobiliza seu capital, que poderia ser aplicado em novas tecnologias no sistema de irrigação, insumos ou na compra de novas áreas de produção. Depois de cinco ou seis anos, ele vai precisar fazer a venda, ou então vai começar a aumentar os gastos com consumo de combustível e manutenção”, explica Marluz Cariani, head comercial de Pesados da Ouro Verde, uma empresa de quase cinco décadas de trajetória no setor.

É comum que, para garantir a disponibilidade dos equipamentos nos momentos cruciais do preparo, plantio, tratos culturais e da colheita, os produtores comprem peças sobressalentes, um investimento que vem acompanhado de custos de armazenagem e mecânica. Quando eles buscam a locação com manutenção preventiva da Ouro Verde, não precisam lidar com essa preocupação, nem manter, no setor administrativo, pessoas dedicadas a lidar com oficinas e concessionárias, que muitas vezes estão distantes do local da fazenda.

“Quando a máquina é utilizada em parte do ano, como acontece com uma colheitadeira, oferecemos a opção do Pagamento Safra, uma modalidade que facilita o pagamento ao produtor”, explica Cariani. Em todas as modalidades de contrato, ao final do período, é possível fazer a renovação, acessando equipamentos mais novos e atualizados com a tecnologia, que avança rapidamente. E tudo isso a um custo previsível – afinal, os contratos de locação estabelecem valores fixos, sem surpresas ou custos inesperados.

“Mantemos um time de consultores especializados de acordo com a necessidade do produtor. Assim, podemos oferecer a melhor solução para cada situação, de forma a reduzir custos e aumentar a eficiência”, descreve o executivo. Num cenário de alta competitividade, a economia é expressiva e pode ser traduzida em melhores preços para venda dos insumos.

Foto: CASE IH/DIVULGAÇÃO

 

Fonte: Globo Rural