Geadas atingem áreas de milho, cana e café do Brasil

30 de junho de 2021

O Brasil registrou nesta quarta-feira formações de geadas do Rio Grande do Sul ao norte de São Paulo, estado onde o fenômeno climático atingiu importantes áreas produtoras de cana-de-açúcar, e nem o café escapou, de acordo com avaliações de meteorologistas.

São Paulo é o principal produtor de cana do Brasil, respondendo por mais de 60% da produção de açúcar do país que é maior exportador global da commodity.

O Estado paulista também é o segundo produtor brasileiro de café arábica, atrás de Minas Gerais, mas as regiões cafeeiras não foram tão atingidas pelas geadas, embora não tenham passado ilesas ao frio.

“Para a cana o efeito é mais severo (do que no café), a cana pegou áreas majoritárias, pegou áreas no coração da cana-de-açúcar. O café pegou periferias, as minoritárias de café”, comparou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, citando a região de Ribeirão Preto, importante região canavieira.

As geadas da véspera, que haviam feito estrados em áreas de milho do Paraná e Mato Grosso do Sul –já atingidas pela seca– foram mais amplas nesta quarta-feira, e o frio intenso deve continuar na quinta-feira.

“Na cana a geada pegou o Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Estado de São Paulo nesta quarta-feira. Isso que surpreendeu, teve geadas inclusive no norte paulista”, disse Oliveira.

Foto: REUTERS/Christian Hartmann

 

Fonte: Globo Rural