Frio e geadas pelo Brasil ameaçam lavouras de café, cana, trigo e milho safrinha

21 de julho de 2021

Uma nova frente fria causou geadas na região centro-sul do Brasil nesta semana, gerando riscos para lavouras de café, cana-de-açúcar, milho segunda safra e trigo, menos de um mês após uma onda de frio excessivo que já prejudicou algumas destas culturas.

A Rural Clima informou em boletim que importantes áreas produtoras de cana e café foram atingidas pelo fenômeno climático, nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. No Paraná, que acaba de concluir o plantio de trigo, também houve impacto que ainda será mensurado.

“O estrago foi feio. Não dá para quantificar de fato o tamanho desta geada, mas a gente sabe que foi feia sim. E só ao longo dos próximos dias que vamos ter uma dimensão das reais condições”, disse o diretor da consultoria de serviços meteorológicos, Marco Antonio dos Santos.

Segundo ele, a massa de ar polar vai começar a perder força a partir desta quarta-feira (21/7), mas, no próximo sábado, uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul -onde também há trigo em fases iniciais de desenvolvimento.

O meteorologista da Somar Celso Oliveira disse que as atenções estariam no café, já que o ápice do frio seria visto nas áreas de cultivo do grão na terça-feira (20/7). “O produtor está quieto nas vendas, apostando no frio”, acrescentou o analista da consultoria Safras & Mercado Gil Barabach, estratégia que contribui para impulsionar as cotações da commodity.

Na bolsa de Nova York, o mercado reagiu ao movimento ocorrido no Brasil. Os contratos do café arábica para setembro fecharam em alta de 10,4 centavos de dólar, ou 6,6%, a 1,668 dólar por libra-peso, próximos de um pico de quatro anos e meio.

Foto: REUTERS/Christian Hartmann

 

Fote: Globo Rural