Federação garante que safra de arroz será suficiente para mercado interno e exportações

28 de abril de 2023

Apesar dos problemas enfrentados em algumas regiões do Rio Grande do Sul, como a Fronteira Oeste, devido à última estiagem, a safra de arroz 2022/23 está finalizada com 7,1 milhões de toneladas, segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com base em números do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Segundo o presidente da entidade, Alexandre Velho, esses números permitem que as exportações continuem. “Apesar da diminuição da safra na Fronteira Oeste devido ao problema da seca, temos um aumento de produtividade nas demais regiões, o que compensou uma parte da quebra desta região”, destaca.

“Os produtores vêm intensificando os sistemas de produção, aumentando a rotação com soja e com milho e buscando então altas produtividades para poder enfrentar os custos de produção cada vez maiores”, observa.

Nos primeiros três meses deste ano, o Brasil exportou 370,8 mil toneladas de arroz (base casca), com faturamento de R$ 124,3 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Arroz (Abiarroz). No mesmo período de 2022, foram 450,2 mil toneladas, com US$ 132,5 milhões.

Foto: Globo Rural

 

Fonte: Globo Rural