Em 10 anos, consumo de trigo per capita no Brasil pode crescer até 10%

22 de junho de 2023

O consumo de trigo no Brasil pode crescer até 10% na próxima década. Segundo o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio, o uso per capita está aumentando ligeiramente, 0,5% acima do desenvolvimento vegetativo nos últimos anos.

Nesta quinta-feira, o superintendente apresentou, em palestra na reunião da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, os resultados da pesquisa de moagem do setor. A pesquisa da Abitrigo indica estabilidade na moagem de trigo em 2022, com o processamento de 12,56 milhões de toneladas do cereal em 144 plantas industriais. Aumentou em cerca 169.812 toneladas, um crescimento de 1,8% em relação a 2021.

A região do Paraná teve o maior crescimento, com acréscimo de 11,6% em sua moagem, enquanto a região do Norte-Nordeste apresentou uma redução de 3,7% no volume de moagem. Cerca de 8,5 milhões de toneladas de farinha foram produzidas, sendo destinadas principalmente para os setores de panificação e pré-misturas (42,6%), indústria de massas (12,5%) e indústria de biscoitos (10%).

Por fim, Assêncio afirmou que a indústria moageira vem se consolidando ao longo dos anos, embora de forma lenta, mas progressiva. “Os avanços na indústria moageira têm ocorrido gradualmente, porém de maneira consistente”, completou.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado