Dezembro começa com chuva na metade norte do Brasil

1 de dezembro de 2021

Algumas áreas de instabilidade, que são comuns nessa época do ano, mantém a chuva nas áreas mais ao norte do Brasil. De acordo com o boletim agroclimático da Climatempo, um corredor de umidade causa chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste e agora, uma nova frente fria reforça a chuva na faixa que vai do Espírito Santo até a região Norte do país.

Dezembro será marcado por chuvas acima da média na metade norte do Brasil e abaixo da média entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e região Sul. Isso trará consequências para as áreas produtoras de milho e soja que, inclusive já foram semeadas, alerta a Climatempo. No Sudeste, para os próximos sete dias os maiores volumes de chuva estarão no norte de Minas Gerais, enquanto que no interior de São Paulo, a chuva segue irregular.

Mato Grosso já tem 100% de semeadura da soja, Goiás com 94%, e a chuva persistente prevista deverá afetar os tratos culturais. Em Mato Grosso do Sul, a chuva deve vir em menor volume, com máxima de 30 mm no norte do estado.

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), 80% da soja já está plantada, e por enquanto, a chuva é bem-vinda, como no sul da Bahia que pode alcançar mais de 100 mm de chuva acumulada.

Na região Sul, a chuva será de baixa intensidade nos próximos sete dias. Até agora, 100% do milho e 97% de soja estão plantados no Paraná, enquanto que no Rio Grande do Sul, onde 86% de milho e 68% de soja estão plantados, o plantio desacelerou por conta das chuvas irregulares.

Foto: Getty Images

 

Fonte: Globo Rural