Com maior oferta, preços de hortaliças recuam no atacado, avalia Conab

16 de julho de 2021

Os preços das hortaliças nas principais centrais de abastecimento do país apresentaram queda no mês passado, de acordo com o Boletim Prohort, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Batata e cebola apresentaram maiores reduções de preço, informa o relatório que, a partir deste mês, passa a incluir os valores praticados na Ceasa de Rio Branco (AC).

Segundo a Conab, em algumas das centrais avaliadas no levantamento, valores de batata e cebola registraram quedas de preço superiores a 30%. Outro produto com desvalorização foi a cenoura. Em Minas Gerais, por exemplo, a cotação ficou 15,32% menor no mercado atacadista. Já o tomate teve comportamento diverso a depender da região, com queda de 25,12% em Minas e alta de 21,34% em Rio Branco.

Os técnicos destacam que, no caso da cenoura e da batata, a redução nos preços é uma tendência que vem sendo verificada desde o início, apensar de algumas altas, que são consideradas pontuais. O aumento de oferta, com condições climáticas favoráveis, influenciou o movimento do mercado.

Frutas

Entre as frutas, a Companhia Nacional de Abastecimento registrou redução nos preços da laranja no mercado atacadista, movimento explicado pela menor demanda e o tempo mais frio em diversas regiões do Brasil. Já em relação à maçã, o cenário é de alta, com influência do maior controle de oferta, em meio ao fim da colheita da variedade fuji.

Foto: Px Here/Creative Commons

 

Fonte: Globo Rural