Colheita de milho se aproxima do fim em Nova Mutum (MT), mas rendimento é ruim

22 de fevereiro de 2024

A região produtora de soja de Nova Mutum (MT), no médio-norte do Mato Grosso, entrou na fase final de colheita. Conforme o engenheiro agrônomo da Jatobá Planejamento e Consultoria Agronômica, Fernando Gazola, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, a área colhida chega a 95%. “Agora só tem fazenda grande para colher”, relata.

O que preocupa na região é o rendimento médio atual. “A média está mais ou menos em 40 sacas (de 60 quilos por hectare) para as áreas maiores”, lamenta o entrevistado. “As lavouras plantadas bem cedo tiverem uma produtividade muito ruim, enquanto nas tardias foi bem melhor”, acrescenta.

Outra preocupação é o preço atual da soja. “A saca está abaixo de R$ 100”, destaca. “Quem tem prestação de investimento no banco vencendo em junho, julho e agosto, vai sofrer”, frisa Gazola.

Em relação ao milho safrinha, a situação é muito boa. As lavouras receberam chuvas regulares em janeiro e fevereiro, o que garante um bom desenvolvimento. “Vai dar muito milho”, aposta.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado