Colheita de café deve avançar sem maiores problemas em junho no Sudeste

31 de maio de 2023

Com o tempo mais estável e sem expectativas para chuvas abrangentes sobre áreas cafeeiras da região Sudeste, ao longo do mês de junho, a colheita de café deverá avançar sem maiores problemas. A análise é do Boletim Agrometeorológico desta terça-feira da Rural Clima

Segundo a Rural Clima, caso ocorra alguma chuva no Sudeste, será muito irregular e de baixa intensidade. No Paraná, com os corredores de umidade mais voltados à região Sul do país, é provável que ocorram algumas paralisações momentâneas nos trabalhos de campo. A maturação no estado, de acordo com o DERAL está desuniforme e atrasada, o que poderá resultar em baixa qualidade dos frutos.

De maneira geral, avalia a Rural Clima, espera-se um inverno um pouco mais úmido, tanto sobre o Paraná quanto sobre áreas de São Paulo e Minas Gerais, condição que poderá atrapalhar o período de estresse hídrico da planta, prejudicando a ocorrência de uma florada mais uniforme para a próxima safra.

A tendência é de que o final do outono se mantenha com temperaturas mais elevadas, sem riscos para temperaturas extremamente baixas que possam trazer alguma preocupação aos produtores de café, conclui o boletim da Rural Clima.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado