Chuvas atrasam avanço do plantio de soja na região de Santa Maria (RS)

20 de outubro de 2023

Os agricultores da região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deram início ao plantio das lavouras de soja. A área semeada representa menos de 1% da expectativa para a safra 2023/2024, que é de 1,063 milhão de hectares.

De acordo com o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, a intensificação das atividades deve ocorrer no final deste mês e na primeira quinzena de novembro.

“Estamos na janela de plantio, porém, em relação com a época preferencial, que é no início de outubro, estamos atrasados”, afirmou o entrevistado. A produtividade média esperada é de 3.200 quilos por hectare.

Segundo Rodrigues, a sequência de chuvas contínuas, longos períodos de dias nublados e alta umidade têm gerado retardo no plantio. “Os produtores têm esperado o intervalo entre as precipitações para entrarem com as máquinas”, frisa. Embora tenham sido registradas precipitações de médio volume, ventos fortes e queda de granizo, não foram relatados danos significativos até o momento.

Foto: Freepik

 

Fonte: Safras e Mercado