Chuva impacta atividades de colheita no centro-sul do Brasil

13 de janeiro de 2023

Um intenso corredor de umidade que segue ativo sobre o interior do Brasil começou a perder força nos últimos dias. Mesmo assim, as chuvas continuarão acontecendo com moderada intensidade entre o interior das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o Agroclima, “as chuvas diminuem de intensidade, mas continuam ocorrendo”.

Em áreas agrícolas do Sudeste, do interior de Mato Grosso do Sul, Goiás, leste e norte de Mato Grosso, extremo oeste da Bahia, Tocantins, sul do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia são esperados volumes de chuva entre 30 e 50 milímetros.

“De forma pontual, os volumes podem ser maiores, mas as chuvas não serão tão duradouras como nos últimos dias. Ainda assim as instabilidades devem impactar os tratos culturais nas lavouras, pois o solo já se encontra bastante encharcado nestas áreas”, alerta o boletim agroclimático.

Uma frente fria vai avançar sobre a região Sul do Brasil nesta sexta-feira (13/01) de forma rápida e passageira. Ainda assim, ela deve espalhar de forma mais generalizada as chuvas sobre o interior da região e o Rio Grande do Sul poderá receber volumes moderados de chuva que devem beneficiar lavouras em desenvolvimento. “No entanto, os maiores volumes de água devem atingir o norte paranaense, onde até o final de semana estão previstos entre 50 e 70 milímetros”.

Os produtores gaúchos estão enfrentando sérios problemas com a estiagem, especialmente em lavouras de soja e milho e na pecuária leiteira. São mais de 70 municípios em situação de emergência decretada pela Defesa Civil do Estado.

Essa chuva também chega ao Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com essas chuvas, a tendência é que janeiro tenha chuva acima da média climatológica, o que deve impactar as atividades de colheita da região.

Foto: Getty Images

 

Fonte: Globo Rural