Chuva deve ganhar força nos próximos 10 dias no Brasil

26 de outubro de 2021

Nos próximos 10 dias, as chuvas devem voltar com maior contundência ao Brasil. De acordo com a Rural Clima, mesmo que ainda de forma irregular, as precipitações estão cada vez mais contínuas.

Já há muitas áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil e algumas pancadas de chuva isoladas no sudoeste de Minas Gerais e norte do Tocantins. A previsão é de eventuais pancadas sobre o Tocantins, Maranhão, região leste do Pará e algumas áreas entre Goiás e Minas Gerais. No restante do Brasil, o tempo fica bastante seco e sem previsões de chuva.

A partir da quarta-feira (27/10), é possível observar áreas de instabilidade ganhando força sobre a região central. “Esse sistema deve causar chuvas em grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, devido a presença de uma frente fria no Oceano Atlântico entre São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Na quinta-feira (28/10), esse sistema ganha força e há previsões de chuva mais volumosas, principalmente sobre Goiás.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul seguem com tempo aberto. Porém, “essas áreas de instabilidade começam a descer gradativamente, e com a formação de uma nova frente fria, o sistema ganha força no sábado (30/10) e traz chuvas generalizadas sobre o país, inclusive na região Sul”.

Toda região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) devem ter chuvas irregulares nos próximos dias, mas a tendência é que no fim de semana as precipitações se intensifiquem e, desta forma, beneficiem o andamento do plantio da nova safra de soja.

Foto: José Medeiros/Ed.Globo

 

Fonte: Globo Rural