Brasil quer mudança em lei no Paraguai para permitir cultivo de tilápia no lago de Itaipu

25 de novembro de 2021

O governo brasileiro pleiteia uma mudança na legislação do Paraguai para permitir a criação de tilápia no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o que é proibido no país. O assunto foi discutido na quarta-feira (24/11) pelos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, em reunião com a participação da ministra Tereza Cristina e do secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior.

“Existe uma lei dentro do parlamento paraguaio que precisa ser alterada. Estamos fazendo as tratativas não só com o poder executivo, mas também no legislativo para avançarmos nessa grande pauta para a aquicultura, para a piscicultura, para a tilapicultura e também para o Paraná, que já é o maior criador de tilápia do Brasil”, explica Seif.

Em uma mensagem em vídeo, ao lado da ministra Tereza Cristina, divulgada pelo Ministério da Agricultura, Seif afirmou que o lago de Itaipu tem potencial para produção de 400 mil toneladas de tilápia, com metade do volume para o lado brasileiro e metade para o lado paraguaio. “Do lado brasileiro, 40% da nossa produção de tilápia será incrementada por esse projeto”, disse o secretário.

No vídeo, a ministra Tereza Cristina informa que, no Brasil, a legislação já permite a criação de tilápias no lago de Itaipu. E que a intenção é buscar um entendimento sobre “esse investimento, que será importantíssimo para os dois países”.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápias, de acordo com dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBr). A edição de 2021 do Anuário da Piscicultura, publicada pela entidade, registra que a espécie representa 60,6% da produção nacional.

Em 2020, foram 486.155 toneladas, um crescimento de 12,5% em relação a 2019, o melhor desempenho entre peixes de cultivo. De acordo com a PeixeBr, a região Sul lidera a produção de tilápia no Brasil, respondendo por 44% do total (213.351 toneladas em 2020), com destaque para o Paraná.

Foto: Shutterstock

Fonte: Globo Rural