Brasil exporta volume recorde de carne de frango em janeiro

9 de fevereiro de 2023

O Brasil exportou em janeiro um volume recorde de carne de frango para o mês. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne o setor, os embarques somaram 420,9 mil toneladas, 20,6% a mais que no mesmo período no ano passado. A receita dos exportadores aumentou em 38,9% na mesma comparação, chegando a US$ 856,6 milhões.

Em nota, a Associação informa ter registrado crescimento nas exportações em praticamente todos os principais destinos internacionais da carne de frango brasileira. O principal, a China, comprou 60,2 mil toneladas, alta de 24,7% em comparação com janeiro do ano passado.

Ainda conforme a ABPA, outros destaques foram o Japão, com 37,7 mil toneladas (+23,1%), Arábia Saudita, com 32,4 mil toneladas (+111,3%), África do Sul, com 29,5 mil toneladas (+15,7%) e União Europeia, com 21,8 mil toneladas (+20,4%).

No comunicado, o diretor de mercados da entidade, Luís Rua, destaca que o mercado internacional está sob pressão de oferta. Um dos principais motivos é a epidemia de gripe aviária, que afeta mais de 40 países, de acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal.

Na avaliação do executivo, o fato do Brasil nunca ter registrado casos de gripe aviária eleva a demanda pelo produto nacional. No entanto, ainda que os resultados sejam positivos no mercado a avicultura brasileira ainda sente a pressão dos custos elevados.

“Apesar da elevação da receita em dólares, há ainda forte pressão dos custos de produção sobre os produtos, o que poderá influenciar o comportamento das vendas em dólares nos próximos meses”, destaca Rua, no comunicado.

Foto: Leo Drumond/Ed. Globo

 

Fonte: Globo Rural