Área semeada com arroz tem queda de 12% no RS

15 de fevereiro de 2023

A área cultivada com arroz no Rio Grande do Sul apresenta recuo de 12% no ciclo 2022/23. Responsável por cerca de 70% da produção nacional, o Estado semeou 839.972 hectares com o cereal, informou nesta terça-feira (14/2), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A divulgação dos números ocorreu no primeiro dia da 33ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas, que segue com programação até quinta-feira, na Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

“Conforme apresentado na Expointer do ano passado, a tendência de queda na área de arroz se confirmou e a cultura da soja em terras baixas expandiu sua área novamente”, ressaltou a diretora técnica do instituto, Flávia Tomita.

A estimativa é de que a oleaginosa em rotação com o arroz esteja presente em 505 mil hectares na atual temporada, alta de 19% em comparação a 2021/22, indicando a tendência percebida nos últimos anos, de diversificação nas propriedades arrozeiras e busca por maior rentabilidade.

Estiagem

Em relação ao desempenho da atual safra, os representantes da cadeia consideram que ainda é cedo para estimar queda na produção devido à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

“Grande parte das lavouras está em fase reprodutiva, o que é muito preocupante”, disse o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho. “A situação é mais crítica na parte Central e Fronteira Oeste gaúcha”, acrescentou.

Segundo o presidente do Irga, Rodrigo Machado, produtores já abandonaram 12 mil hectares na região da Fronteira Oeste.

Foto: Editora Globo

 

Fonte: Globo Rural