Ameaçado de extinção, Pintado tem pesca proibida no Brasil

7 de julho de 2022

A espécie Pseudoplatystoma Corruscans, popularmente conhecido como peixe pintado, entrou para a lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, na categoria vulnerável, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Com isso, está proibida a pesca, transporte, armazenamento e comercialização desse peixe em todo o Brasil, incluindo a prática esportiva de pesca e solta.

A decisão de inserir o pintado na lista partiu de uma série de critérios internacionais, analisados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A nova lista e as proibições entram em vigor a partir de 6 de setembro de 2022. Refere-se apenas à espécie encontrada nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai, comum também em outros países da América do Sul.

Outras espécies como, Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum, conhecido também como surubins, não fazem parte da nova proibição. É apenas necessário ficar atento às legislações vigentes quanto ao tamanho mínimo de captura.

Foto: Ministério do Meio Ambiente

 

Fonte: Globo Rural