Alta nas vendas de máquinas reflete interesse do produtor em tecnologia

4 de agosto de 2022

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa concessionárias e revendedoras de equipamentos agrícolas, divulgou um balanço de vendas de maquinários no mês de junho no Brasil. O resultado mostrou um aumento de 37% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo a associação, foram entregues 5.900 unidades, entre tratores, colheitadeiras e outros equipamentos; isso só no sexto mês do ano. O crescimento de maio para junho foi de 8%; valor bem diferente do registrado no mercado de veículos, cujas vendas caíram em quase 5%.

A Fenabrave acredita que o mercado deve continuar aquecido até o final do ano, com as perspectivas positivas para o campo, principalmente por causa do início da próxima safra de verão, que é a mais volumosa e mais importante para o país. Além disso, o anúncio do Plano Safra, que destina mais de R$ 10 bilhões para a aquisição de máquinas agrícolas com juros reduzidos, também deve surtir efeito nas vendas a partir de julho.

Quando se observa os dados de total de vendas de janeiro a junho, também é possível notar um expressivo aumento nas entregas de maquinários agrícolas. Segundo a Fenabrave, foram entregues 31.600 unidades, número que é 32% acima do registrado no primeiro semestre do ano passado.

Essa alta nas vendas de maquinários agrícolas mostra interesse dos produtores brasileiros em investir em alta tecnologia no campo, mesmo com o aumento das taxas de juros cobradas nos financiamentos. O comportamento já vem observando principalmente nos eventos que apresentam essas inovações ao público.

Foto: Divulgação

 

Fonte: Globo Rural