Campanha contra aftosa em maio consumiu mais de 210 milhões de doses

A previsão é que, na campanha de novembro, mais 110 milhões de doses sejam utilizadas.

Por CampoTV
19/09/2019 - 08:49
PECUÁRIA

Foto: ALF RIBEIRO/AE

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) afirmou que a campanha de vacinação contra febre aftosa de maio, que teve vacina bipartite (com proteção para vírus A e O) de 2 ml, foi um sucesso. Antes, a vacina era de 5 ml e tinha também proteção para o vírus C.

"A quantidade de doses foi espetacular, devemos ter atingido índice vacinal superior a 98%, e sem reclamação em relação ao produto e seus efeitos", disse o presidente do Sindan, Elcio Inhe. "Essa vacina é muito menos reativa. O pecuarista entendeu e viu a melhora dela."Foram mais de 210 milhões de doses aplicadas, com índice vacinal que deve superar os 98%, segundo estimativa de Inhe. A previsão é que, na campanha de novembro, mais 110 milhões de doses sejam utilizadas.

"Só para o governo validar a marca foram produzidas mais de 80 milhões de doses", disse Inhe.De acordo com o vice-presidente executivo do Sindan, Emilio Salani, foram investidos entre US$ 16,5 milhões e US$ 17 milhões para validar a vacina. "Essa conta provavelmente não fecha, não será possível recuperar tudo o que foi investido. Mas ganhamos muito com a perspectiva de um novo patamar sanitário para o País."

 

Fonte: Globo Rural