Previsão de pouca chuva inibe plantio da soja em setembro

Agrometerologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, diz que tendência é de chuvas mais concentradas no sul e mais irregulares no centro-norte do Brasil

Por CampoTV
12/09/2019 - 08:31
CLIMA

Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo

O mês de setembro tende a se manter mais seco e quente na maior parte do Brasil, com chuvas concentradas na região sul e irregularidade nas áreas mais ao centro e norte do país. A avaliação é do agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, para quem essa situação inviabiliza o início do plantio da safra.

“Em nenhum momento, haverá chuvas generalizadas e em volumes suficientes para o plantio da nova safra de soja e até mesmo para induzir o florescimento do café. Já no Sul, a tendência continuará sendo de muita chuva e dificuldades para o plantio do arroz. Para o milho, as condições se manterão favoráveis”, diz ele.

Em boletins divulgados via Whatsapp, Santos destaca que o inverno de 2019 está entre os mais secos e quentes dos últimos anos no país. Chuvas ocorridas em algumas localidades entre julho e agosto não significaram alívio. E com o aumento da evapotranspiração, os solos em grande parte do Brasil estão em situação de estresse hídrico.

 

Fonte: Globo Rural