Brasil seguirá líder na exportação de carne bovina

10 de junho de 2021

Segundo a estimativa divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2021 o Brasil seguirá liderando o ranking de maior exportador mundial de carne bovina. As informações preliminares apontam para um volume total de 2,73 milhões de toneladas em 2021, seguido dos Estados Unidos, com 1,43 milhão de toneladas, e a Austrália, com 1,39 milhão de toneladas. Ainda completam a listado cinco maiores a Índia, com 1,38 milhão de toneladas e a Argentina 0,77 mil toneladas.

De acordo com análise do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) o país da Oceania passa por um momento de baixo estoque de animais devido à seca dos anos anteriores, e atualmente tem retido suas fêmeas para aumento do rebanho no médio prazo. Outro ponto é a Argentina, que, diante das questões políticas do atual governo, pode limitar sua oferta ao mercado externo. Além disso, estima-se que a China continue liderando o ranking dos maiores importadores da proteína, cenário ainda pautado na peste suína africana.

Em nível nacional, Mato Grosso correspondeu com 20,27% dos embarques em 2020 e tende a manter uma elevada fatia em 2021.

Foto: Pixabay

 

Fonte: Agrolink